A História da Gravidez

Olááá.... seres de Luz!

Iniciamos hoje, com o tema da concepção, que é o início de um maravilhoso processo. 

O início da vida ocorre em nível microscópico, quando um óvulo (liberado pelo ovário materno) não maior que um pontinho, encontra-se com o espermatozoide, apenas há um vencedor, nessa corrida de milhões de competidores.
Quando óvulo e espermatozoide se fundem, o espermatozoide perde a cauda e sua cabeça aumenta, os dois a partir dai, formam uma única célula, contendo 46 cromossomos de informação genética, 23 vindo de seu futura papai, e 23 de sua futura mamãe! O interior da célula s movimenta, formando esses cromossomos a se misturar, e em questão de horas o DNA começará a se duplicar!! 


Você TENTANTE: Calma, na média,entre casais que mantém relações sexuais regulares 25% das mulheres conceberão dentro de um mês, 60% em seis meses e 90% em 18 meses. Portanto, tabaco, álcool, produtos químicos, entre outros podem dificultar. Você pode aumentar suas chances de engravidar, praticando exercícios regularmente, fazendo um calendário da sua ovulação, dieta balanceada... Mas, falarei melhor num post exclusivo sobre esse tema.

A fecundação, ocorre ainda nas trompas uterinas, a jornada até o útero leva entre 12 à 20 horas, e a célula já está replicando seu DNA, a implantação na parede do útero leva de 5 a 7 dias, a produção de progesterona está elevada, estimulando o crescimento de importantes vasos sanguíneos que vão para o endométrio (revestimento do útero). Nesta fase, seu futuro bebê recebe o nome de blatocisto, e prende-se no endométrio por meio de saliências esponjosas de células trofoblásticas, que mais tarde se transformará em sua placenta!! Ou seja, a linda da placenta, antes mesmo de ser placenta já estava ali cuidando do seu bebê antes mesmo dele ser bebê. Lindo né? A placenta,será responsável pela nutrição, oxigênio e remoção de dejetos.
Se o blastocisto,não se implantar, será expelido na próxima menstruação e a mulher nem saberá que engravidou. 
Quando implantado, pode ocorrer um leve sangramento chamado de nidação, de pouca intensidade, sendo muitas vezes confundido com a menstruação em um fluxo diminuído. O embrião leva 13 dias para se implantar firmemente.

Os primeiros sintomas, normalmente são: suspensão da menstruação, aumento e sensibilidade nos seios, náusea e vômitos, cansaço, micções frequentes, alterações paladar e olfato, prisão de ventre, alterações de humor.

A confirmação da gravidez pode ser feita duas semanas após a concepção, a placenta já está formada e produzindo o hormônio HCG, que passa pela sua corrente sanguínea e urina!


Continue acompanhando os próximos posts! Deixe sua dúvida ou sugestão. Vou amar!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seu Corpo na Gravidez - O 1º Trimestre